A _______ é a autorrecriminação da vítima pela ocorr...
Também chamada de sobrevitimização, a vitimização secundária pode ser entendida como aquela causada pelas instâncias formais que detêm o controle sobre o âmbito social (delegacias, Ministério Público etc.) abrangendo os custos pessoais derivados da intervenção do sistema legal que incrementam os padecimentos da vítima.
A vitimização terciária é a provocada pelo meio social, normalmente em decorrência da estigmatização trazida pelo tipo de crime. Exemplo clássico é a vítima de crimes contra a dignidade sexual, que, além de suportar o crime, sofre o preconceito de outras pessoas, que não a aceitam como anteriormente.
A vitimização primária é aquela causada pelo agente criminoso, ao cometer um crime contra um indivíduo, ao passo que a vitimização secundária é causada pelo agente público que, ao invés de resolver o problema da vítima de modo digno, acaba por julgá-la e desacreditá-la.
É a chamada autorrevitimização da vítima, embora não abordada por vários autores Sumariva (2017) a cita em sua obra, onde a mesma procura motivos que vai torná-la como responsável daquela situação delituosa, são atitudes tomadas anteriormente ao crime que poderiam ter sido evitadas pela vítima, tais como assinar um cheque em branco.
Navegue em mais questões
Vitimização: