Recomenda-se que, antes de contratar uma operação de créd...

Recomenda-se que, antes de contratar uma operação de crédito, o consumidor pesquise as diversas opções disponíveis, pois as condições da operação podem variar de uma instituição para outra.

Para facilitar a comparação entre as ofertas, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que as instituições financeiras e sociedades de arrendamento mercantil, antes da contratação da operação, divulguem ao consumidor:

  • 17/03/2020 às 03:15h
    48 Votos

    O que é Custo Efetivo                        Total?


    Sabe quando você compra algum ingresso pela internet e aparece um valor a mais chamado de ‘‘taxa de conveniência’’? Isso acontece tanto para show, teatro ou cinema. E essa taxa normalmente aparece quando você vai finalizar a compra.


    A taxa de conveniência nada mais é do que o valor que a empresa cobra pela prestação do serviço. Assim, na compra de um ingresso, você não deve levar em consideração só o preço do evento. É preciso somar também o valor dessa taxa.


    Do mesmo jeito funciona o CET, que nada mais é do que o Custo Efetivo Total de um serviço. Ele contém todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo ou financiamento. Ou seja, os juros são apenas uma parte que compõe o valor da contratação de um serviço.


    O CET corresponde então ao valor total da negociação.


    JUROS + TAXAS + ENCARGOS + TRIBUTOS + SEGUROS


    Para que ele serve?


    Quando você busca crédito, é fundamental ter o máximo de clareza do que você vai pagar. Por isso, é importante olhar o CET. Ele serve para você saber quais são todos os custos envolvidos na operação.


    É o CET que vai informar qual é o valor total que você vai pagar em um empréstimo ou financiamento.


    Como funciona?


    Todas as empresas são obrigadas a informar o CET na assinatura de um contrato. Quando comparar ofertas de empréstimo, não olhe somente a taxa de juros! Avalie com muita atenção o Custo Efetivo Total de cada proposta.


    Nem sempre o empréstimo com juros menores é o mais barato ou mais vantajoso. As tarifas, encargos e seguros podem deixar o custo final maior, apesar dos juros menores.


    Para saber qual empresa escolher:



    • Pesquise sempre usando o mesmo valor e prazo.

    • Assim você consegue olhar pelo CET qual é a melhor.

    • Cada empresa tem sua política, por isso as tarifas podem variar.


    Como é calculado?


    O CET é a soma de taxas de juros, tributos, tarifas, gravames, IOF, registros, seguros e demais despesas do contrato. Ele é apresentado como um percentual (%) anual.


    Agora que você já sabe o que o CET, fique de olho nele quando fizer uma simulação de crédito. Mesmo que uma empresa forneça juros e prazo igual a outra empresa, o Custo Efetivo Total pode variar. Use esse percentual para ter maior clareza de qual proposta é mais vantajosa para você!


     


    Fonte: SERASA ENSINA (Site).

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis