A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de ...
I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.
O item I está relacionando com o catálogo de serviços (De tão importante, ganhou um processo, o gerenciamento de catálogo de serviços, na etapa de desenho de serviços). O ger. de catálogo de serviços difere-se do ger. de portfólio de serviços, pois não engloba todos os serviços. O catálogo engloba somente serviços em produção e aqueles que estão sendo preparados para entrar em produção.
II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.
Fazem parte da estratégia de serviços os seguintes processos: Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, Gerenciamento do Portfólio de Serviços, Gerenciamento Financeiro e Gerenciamento da Demanda.
O Ger. do Portfólio de Serviços é um conjunto completo de serviços que serão entregues pelo provedor. São agrupados por tamanho, disciplina e valor estratégico.
Em outras palavras, o Portfólio engloba TODOS OS SERVIÇOS ( Funil de Serviços, Catálogo de Serviços e Serviços Aposentados) entregues pelo departamento de TI; ou se preferir, pela empresa de TI (no caso de provedor de serviços externo).
De acordo com a ITIL, o Ger. de Portfólio de Serviços é reponsável por gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI.
III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.
O item III está relacionado com a central de serviços (função da operação de serviços).
Gabarito: Certo.
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