A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de ...

A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de serviços de TI de determinada organização.

I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.

II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.

III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.

Com referência aos requisitos apresentados, julgue os itens seguintes, relativos a gerenciamento de serviços e ITIL v3.

Entre os processos da ITIL v3, o mais adequado ao requisito II é o gerenciamento de portfólio de serviços da publicação Estratégia de Serviço, que inclui a categoria funil de serviços em desenvolvimento ou obsoletos.

  • 02/02/2019 às 11:20h
    0 Votos

    I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.


    O item I está relacionando com o catálogo de serviços (De tão importante, ganhou um processo, o gerenciamento de catálogo de serviços, na etapa de desenho de serviços). O ger. de catálogo de serviços difere-se do ger. de portfólio de serviços, pois não engloba todos os serviços. O catálogo engloba somente serviços em produção e aqueles que estão sendo preparados para entrar em produção.


    II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.


    Fazem parte da estratégia de serviços os seguintes processos: Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, Gerenciamento do Portfólio de Serviços, Gerenciamento Financeiro e Gerenciamento da Demanda.


    O Ger. do Portfólio de Serviços é um conjunto completo de serviços que serão entregues pelo provedor. São agrupados por tamanho, disciplina e valor estratégico.


    Em outras palavras, o Portfólio engloba TODOS OS SERVIÇOS ( Funil de Serviços, Catálogo de Serviços e Serviços Aposentados)  entregues pelo departamento de TI; ou se preferir, pela empresa de TI (no caso de provedor de serviços externo).


    De acordo com a ITIL, o Ger. de Portfólio de Serviços é reponsável por gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI.


    III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.


    O item III está relacionado com a central de serviços (função da operação de serviços).


     


     


     


    Gabarito: Certo.


     

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis