O grupo 1% mais rico da população brasileira tinha um re...

O grupo 1% mais rico da população brasileira tinha um rendimento médio (de todos os trabalhos) de R$ 27.085 mensais em 2016, ou 36,3 vezes acima do que recebia a metade mais pobre da população naquele ano (R$ 747). Esse grupo mais rico da população era integrado por 889 mil pessoas, ao passo que a metade com menor rendimento era formada por 44,4 milhões de brasileiros.

Considerando as informações apresentadas no texto precedente e os múltiplos aspectos da sociologia política a elas relacionados, julgue o próximo item.

Em um cenário fortemente marcado pela má distribuição de renda, como o descrito no texto em questão, as medidas de tendência central apresentam-se muito limitadas para a análise da realidade social, sendo necessária a utilização de medidas de desigualdade como o Índice de Gini.

  • 17/01/2019 às 11:51h
    18 Votos

    O índice ou coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade de dados, mais utilizada para medir a desigualdade de renda, indicando se há muita ou pouca diferença entre os mais pobres e os mais ricos, em uma região ou país.


    No relatório de 2016, o Brasil ficou indicado como tendo um índice de Gini de 0,515, apontado como um dos 10 países com maior desigualdade do mundo


     

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis