No que se refere às atividades cotidianas de um arquivo, ...
Marilena Leite Paes, livro "Arquivo Teoria e Prática" (3a edição, FGV):
- FUNDO - 1. Principal unidade de arranjo ESTRUTURAL nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de UMA MESMA FONTE geradora de arquivos. 2. Principal unidade de arranjo FUNCIONAL nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de MAIS DE UMA fonte geradora de arquivos REUNIDAS pela semelhança de suas atividades, mantido o Princípio da Proveniência. (pág. 26).
Lá pelas páginas 123 e 124, ela explica as ATIVIDADES DE ARRANJO nos Arquivos Permanentes que devem obedecer à Proveniência dos Arquivos. Para isso, o arquivista deve ESCOLHER OS FUNDOS obedecendo a 2 CRITÉRIOS:
1) ESTRUTURAL - documentos provenientes de UMA MESMA FONTE. Exemplos: Ministério da Agricultura, Companhia Brasileira de Alimentos, EMBRAPA, Companhia Brasileira de Armazenamento... CADA UMA DESSAS INSTITUIÇÕES se constituirá NUM FUNDO;
2) FUNCIONAL - documentos provenientes de MAIS DE UMA FONTE. Exemplo: Atividade "Agricultura", incluindo a documentação do Ministério da Agricultura, da Companhia Brasileira de Alimentos, da EMBRAPA, da Companhia Brasileira de Armazenamento... O FUNDO SERÁ "AGRICULTURA", que é a atividade em comum a todas as instituições mencionadas.
Navegue em mais questões