O Instituto Inhotim (Brumadinho/MG) é a sede de um dos ma...

O Instituto Inhotim (Brumadinho/MG) é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e possui uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes, sendo considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Possui uma boa representatividade filogenética, com acervo botânico com mais de 4.300 espécies, representando 953 gêneros e 181 famílias botânicas. As fotos abaixo ilustram o paisagismo do Instituto Inhotim.

Avalie o que se afirma em relação ao paisagismo de Inhotim.

I. Possui um paisagismo inspirado nos típicos jardins de estilo in glês, com caminhos de contornos naturais, essência descontraída e avessa às podas e simetrias.

II. Seu paisagismo adota apenas a espécie nativa, como forma de preservar os espécimes raros, resgatar aqueles em extinção e valorizar a paisagem natural da região.

III. Ainda que o paisagismo do Instituto Inhotim não possa ser enquadrado em um estilo único, alguns princípios podem ser observados, como a preferência pelo uso de grandes maciços ou manchas de espécies que tiram vantagem do efeito causado pelo agrupamento dos formatos orgânicos e conferem beleza cênica ao local.

IV. A variedade de espécies pode ser usada para sensibilizar os visitantes a respeito da importância da biodiversidade. O espectador é convidado a percorrer jardins, p aisagens de florestas e ambientes rurais, perdendo-se entre lagos, trilhas, montanhas e vales, estabelecendo uma vivência ativa do espaço, característica típica dos jardins tropicais.

Está correto apenas o que se afirma em

  • 27/01/2020 às 11:55h
    0 Votos

    Jardins ingleses e tropicais dão tem composição orgânica e informal, priorizam caminhos e contornos naturais e curvos, são avessos a podas e simetria.


    Os jardins ingleses utilizam coníferas e muitas flores, principalmente rosas.


    Os tropicais exploram plantas tropicais e subtropicais como palmeiras, bromélias, dracenas, gengibres, agave, samambaias, monstera (costela de adão), orquídeas, bananeiras, etc.


    Burle Marx, excepiente dos jardins tropicais utilizava manchas de vegetação da mesma família para compor maciços e formas orgânicas.


    Jardins clássico (francês e italiano) são geométricos, simétricos, geralmente monumentais, possuem espécies podadas (topiaria). Usam gramados, cercas vivas, coníferas, fontes, escadas e estátuas. 


    Jardins áridos utlizam cactos, suculentas e xerófitas (as vezes também palmeiras). Possuem elementos como pedras, pérgolas, bancos. É o único a não utilizar grama!


    Jardins orientais são voltados para a meditação. Possuem elementos como corpos d'água, carpas, pontes, pedras, lamparinas, estátuas, elementos de madeira. São usados grama japonesa, cerejeiras, glicíneas, azaléias, íris e camélias.


    Jardim sensorial é voltado a deficientes e público em geral. É um circuito com diferentes cheiros, texturas, gostos, cores...

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis