A empresa de tecnologia Beta estava com um resultado bom...

A empresa de tecnologia Beta estava com um resultado bom, mas não estava agradando a administração superior. Foi decidida a contratação de uma consultoria e especificado, em seu contrato, que o conhecimento dos consultores deveria ser colocado à disposição da empresa, em algum formato estruturado e codificável.

Nesse caso hipotético, o modo de geração de conhecimento é o(a)

  • 10/08/2020 às 03:12h
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    Geração do conhecimento como ferramenta de estratégia organizacional


     


    À medida que interagem com seus ambientes, as organizações absorvem informações, transformam-nas em conhecimento e agem com base numa combinação desse conhecimento com suas experiências, valores e regras internas. (DAVENPORT; PRUSAK, 1998).


     


    Para estes autores, existem cinco modos de se gerar conhecimento:


     


    Aquisição


    A maneira mais direta e, geralmente, mais eficaz de se adquirir conhecimento é a compra, isto é, adquirir uma organização ou contratar profissionais que o possuam. 


     


    Outra maneira de se adquirir conhecimento é por meio do aluguel, ou seja, alugar uma fonte de conhecimento, como um consultor, por exemplo. 


     


    Embora seja uma fonte temporária, parte do conhecimento tende a ficar na organização;


     


     


    Recursos dirigidos 


    Criar unidades ou grupos, a exemplo de departamentos de pesquisa e desenvolvimento, com a finalidade de produzir conhecimento novo e novas maneiras de se fazer as coisas é uma forma costumeira de se gerar conhecimento nas organizações. 


     


    Bibliotecas corporativas também são meios utilizados na expectativa de que seja fornecido conhecimento novo para a organização;


     


     


    Fusão


    A geração de conhecimento por meio da fusão implica em complexidade e conflitos para se criar sinergia, uma vez que reúne pessoas com diferentes perspectivas para se trabalhar em um problema ou projeto, obrigando-as a chegar a uma resposta conjunta. 


     


    Segundo Davenport e Prusak (1998), a inovação ocorre nas fronteiras entre as mentes e não dentro do território provinciano de uma só base de habilidades e conhecimento. 


     


    Ao se trabalhar em projeto ou problema por meio de um grupo composto por pessoas com diferentes perspectivas, estas diferenças impedem que o grupo caia em soluções rotineiras para os problemas;


     


     


    Adaptação


    As crises, no meio ambiente das organizações, atuam como catalisadores da geração do conhecimento. As vezes estas crises forçam as organizações a decidir entre adaptação ou morte. E, ao optarem por se adaptar, estas organizações evoluem;


     


     


    Redes do conhecimento (comunidades de prática): 


    Segundo Davenport e Prusak (1998), o conhecimento organizacional também é gerado pelas redes informais e auto-organizadas. 


     


    Comunidades de possuidores de conhecimento se unem motivos por interesses comuns, interagindo por meio de contatos pessoais, redes sociais e grupos de e-mail para compartilhar conhecimento e resolver problemas em conjunto. 


     


    Quando redes desse tipo partilham conhecimento comum suficiente para se comunicar e cooperar, a continuidade de seu contato costuma gerar conhecimento novo dentro da organização.


     


     




     






     

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