Com relação a técnicas e princípios orçamentários, julgue...
Orçamento incremental também não é um tipo de orçamento, mas uma técnica de elaboração orçamentária em que os itens da receita e da despesa sofrem um ajuste marginal a cada ano, corrigindo o valor monetário da moeda. Tecnicamente falando, o orçamento incremental se opõe à técnica do orçamento base zero, em que o gestor precisa justi!car, a cada ano, os gastos a serem orçados. Por esse motivo, a técnica do orçamento base zero está mais comumente associada aos orçamentos-programa, enquanto que o orçamento tradicional geralmente é elaborado com base na técnica incremental.
FONTE: Fernando Gama
No orçamento incremental as alocções orçamentárias são incrementais, ou seja, as alocaçoes de um período seguinte são decididas , no jogo olítico, com base em pequenas variações das aloacações do período anterior. Os participantes do processo orçamentário desenvolvem estratégias destinadas a atingir seus objetivos de alocação de recursos. Como característica negativa, o incrementalismo orçamentário desvirtua ou compromete a desejável integração entre o planejamento e orçamento. De acordo com essa sistemática, a "base" formada pelos programas já introduzidos no orçamento tende a perpetuar-se, com pequenos incrementos, compreendendo a maior parte dos recursos.
Gabarito da questão: certo
Esta é uma técnica orçamentária tida como rudimentar por Paludo (Orçamento Público, 2017, p.17) por ela são feitos ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa “as ações não são revisadas anualmente, logo não se compara com alternativas possíveis; é baseado no orçamento do último ano, contendo praticamente os mesmos itens de despesa, com aumentos e diminuições de valores; o incremento de valores ocorre mediante negociação política; é uma técnica rudimentar que foca itens de despesas em vez de objetivos de programas.”
Navegue em mais questões