No que tange ao equilíbrio e ao comportamento organizaci...
O equilíbrio organizacional é uma importante teoria advinda das teorias comportamentais que afirma que a organização é um sistema no qual os participantes oferecem trabalho e dedicação para a organização em troca de incentivos, desde que haja equilíbrio. Afirma-se que as organizações fazem investimentos nos participantes (através de incentivos/alicientes) enquanto esperam retorno (contribuições). Os participantes, por sua vez, também fazem investimentos na organização (contribuições), buscando retorno para si (incentivos/alicientes). Essa troca é que gera a relação de reciprocidade entre organizações e seus participantes.
Dessa forma o que é importante para mim pode não ser para você. As necessidades de cada indivíduo é pessoal.
Segundo levantado por Chiavenato (2011), os postulados b·sicos da teoria do equilÌbrio organizacional s„o:
a. A organizaÁ„o È um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de v·rias pessoas, que s„o os participantes da organizaÁ„o.
b. Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuiÁ?es ‡ organizaÁ„o.
c. O participante somente manter· sua participaÁ„o na organizaÁ„o enquanto os incentivos (recompensas) que lhe s„o oferecidos forem iguais ou maiores (em termos dos valores que representam para o participante) do que as contribuiÁ?es que lhe s„o exigidas.
d. As contribuiÁ?es trazidas pelos v·rios participantes constituem a fonte na qual a organizaÁ„o se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes.
Navegue em mais questões