A partir do fragmento de texto antecedente, julgue os ite...

A partir do fragmento de texto antecedente, julgue os itens a seguir.

Servidores públicos são orientados a agir de forma involuntária no exercício de suas funções, porque estão subordinados ao conjunto das leis e normas que regulam as funções públicas; portanto, suas ações, especialmente as que sejam relativas ao uso de recursos públicos, não podem ser pautadas nos princípios da ética aristotélica.

  • 25/02/2019 às 07:57h
    5 Votos

    Servidores públicos são orientados a agir de forma involuntária no exercício de suas funções, porque estão subordinados ao conjunto das leis e normas que regulam as funções públicas; portanto, suas ações, especialmente as que sejam relativas ao uso de recursos públicos, não podem ser pautadas nos princípios da ética aristotélica.


     


     


     


     


     


    O servidor deve agir de forma voluntária, consciente de suas condutas. O Decreto que versa sobre o Código de Ética dos servidores Públicos Federais inclusive fala:


     


     


    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.


     


     


     


     


     


    Além disso:


     


     


    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:


     


     


     


     


     


    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;


     


     


     


     


     



     


     


     


     


     


    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funçãopoder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse públicomesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;


     


     


     


     


     


    obs:  O servidor público que tiver ciência de uma conduta anti-ética, que tenha finalidade diversa do interesse público, tem o dever de denunciar, ainda que a conduta anti-ética esteja amparada pela lei. 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis