Marlene compareceu ao serviço social da empresa onde tra...

Marlene compareceu ao serviço social da empresa onde trabalhava para pedir orientação. Ela relatou que estava desesperada e que não sabia mais como agir diante das muitas agressões que seus filhos sofriam, quase todos os dias. Relatou que o marido era sempre agressivo e pouco afetuoso com os filhos e que isso tinha se agravado com a chegada da adolescência deles. Ela informou que ele tinha comportamento violento, especialmente depois que chegava em casa alcoolizado. Informou, ainda, que o marido humilhava frequentemente os filhos, não os elogiava quando estes agiam corretamente e muito menos os estimulava para os desafios da vida.

Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os próximos itens.

Um dos objetivos da política de assistência social é garantir a convivência familiar, entendendo família não apenas como uma construção privada, mas também pública, configurando-se como um grupo de pessoas que moram juntas, formado a partir da união entre o homem e a mulher, ou por qualquer dos pais e seus descendentes.

  • 02/01/2019 às 06:47h
    8 Votos

    O conceito de família na verdade é composta pelo requerente, cônjuge, ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrastra ou o padrastro, os irmãos solteiros, filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, DESDE QUE VIVAM SOB O MESMO TETO ART.20 DA Loas 

  • 29/01/2019 às 03:21h
    8 Votos

    O conceito de família segundo as políticas de assistência social por regra geral são bem mais abrangentes que apenas um casamento hétero ou relação pai/filhx ou mãe/filho como demonstrado na questão. 



    A nossa colega Jaqueline deu como exemplo o conceito de família para recebimento do Benefício de Prestação Continuada (importante ressaltar que o conceito é aplicado apenas no BPC, cada programa tem sua regra) , e é prova de que família pode ser bem mais inclusivo do que apenas os de laço sanguíneo.

  • 04/03/2019 às 05:20h
    4 Votos

    Errado. 


    O conceito de família no âmbito da assistência social é mais abrangente: Constitui-se como família, um grupo que, por laços de afeição ou de consaguinidade, compartilham obrigações e deveres na relação entre a esfera privada e pública. Daí a importância reservada pela política de assistência social ao conceito de matricialidade sociofamiliar, ou seja, a capacidade dos laços estabelecidos pelo núcleo familiar no cumprimento do papel de sociabilização do indivíduo no seu espaço comunitário, não importando, para isso, o formato constituitivo da família.  

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis