NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A emergente política educacional, relativa ao trato com a diferença, raça, etnia e identidade coloca questões concretas à reflexão sobre a Educação e, por conseguinte, a formação docente frente ao enfrentamento pedagógico, no tocante às relações étnico-raciais. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana apresentam princípios a partir dos quais as instituições de formação de professores e órgãos públicos deverão atinar nas suas políticas curriculares contemporâneas. Entre esses princípios estão:
Consciência política e histórica da diversidade; Fortalecimento de identidades e de direitos; Ações educativas de combate ao racismo e à discriminações; Obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras, educação das relações étnico-raciais e os conselhos de educação.
Inclusão, no calendário escolar, do dia 20 de novembro como "Dia Nacional da Consciência Negra".
Inclusão, em caráter obrigatório, do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficial e particular.
Consciência política e histórica da diversidade; Fortalecimento de identidades e de direitos; Inclusão, no calendário escolar, do dia 20 de novembro, como "Dia Nacional da Consciência Negra"; Inclusão, em caráter obrigatório, do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficial e particular.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}