Servidor público civil federal pretende o deslocamento no...

Servidor público civil federal pretende o deslocamento no âmbito do quadro de sua carreira, com mudança de sede, para acompanhar sua esposa, servidora pública militar, que foi deslocada por interesse da administração pública.

Nessa situação hipotética, para acompanhar sua esposa, o servidor deverá

  • 04/06/2019 às 02:40h
    31 Votos

    No âmbito administrativo, diversas são as possibilidades de remanejamento dos servidores dentro do mesmo quadro do órgão a que estão vinculados.


    Uma das que causam maiores discussões é a relativa à remoção para acompanhamento de cônjuge, prevista no art. 36, inciso III, alínea a, da lei 8.112/90, que assim prescreve:



    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    [...]


    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:


    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;


    [...]



    Trata-se, portanto, de direito subjetivo do servidor a remoção quando o seu cônjuge, também servidor público, é removido no interesse da Administração.


     

  • 01/08/2020 às 01:52h
    5 Votos

    Questão frequente aí da CESPE. Causa espanto, mas é isso mesmo desde que seja ofício/Escrito o interesse é do cônjuge, independe aí do interesse da ADM. 

  • 19/04/2021 às 05:19h
    5 Votos

    ADM NÃO PODE SEPARAR OS CÔNJUGES QUE SÃO SERVIDORES FEDERAIS. SE UM FOI REMOVIDO NO INTERESSE DA ADM, O OUTRO TBM TEM QUE IR, E FIM DE PAPO 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis