Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situaçã...

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de crime de tráfico ilícito de entorpecentes, crime contra a criança e adolescente e crimes licitatórios. Alfredo foi acusado pelo MPF de cometer crime de fraude em licitação realizada por órgão federal. Após regular processamento da ação penal, o juiz reconheceu Alfredo como autor material da conduta. Nessa situação, além da pena privativa de liberdade, Alfredo estará sujeito, cumulativamente, à pena de multa, à proibição de contratar com o poder público, à suspensão temporária dos direitos políticos e à obrigação de ressarcir o erário pelos danos causados.

  • 18/03/2019 às 02:14h
    7 Votos

    Errado


    Estamos diante do fato que a questão não especifica o cargo de alfredo. Isso é importante para caracterizar o ato improbo, no caso ele não é servidor pub. Além do mais, a penalidade de pena privativa de liberdade,não é uma das sanções previstas. 

  • 18/03/2019 às 02:16h
    4 Votos

    Acredito que o erro também está nas penalidades. A sanção na esfera penal quanto ao crime de fraudar licitação só é previsto detenção e multa. A questão misturou as penalidades da lei 8666 e da lei de improbidade.


    LEI. 8.666


    Art. 96.  Fraudar, em prejuízo da Fazenda Pública, licitação instaurada para aquisição ou venda de bens ou mercadorias, ou contrato dela decorrente:


     (....)Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

  • 10/08/2019 às 09:10h
    3 Votos

    Concordo com a assertiva de mistura das leis, porém um outro detalhe é que a questão diz que "Alfredo estará sujeito à probição de contratar com o poder público"...nota-se aí uma pegadinha do aplicador, pois quem torna-se inabilitado nestas é a empresa, e não a pessoa física. Ademais, convém citar que há divergência quanto ao alcance das sanções previstas nos incisos III (suspensão temporária) e IV (declaração de inidoneidade), a saber pelo STJ: as duas se aplicam ao âmbito de toda a administração pública (âmbito nacional), independentemente de quem tenha aplicado a sanção (MS 19.657/DF) e TCU: a penalidade de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar prevista no art. 87, inciso III, da Lei 8.666/1993 incide somente em relação ao órgão ou à entidade contratante (Acórdão 2.962/2015 – Plenário).

  • 09/06/2020 às 05:48h
    0 Votos

    Bem de acordo com a lei 8.666  capítulo IV Das sanções Administrativas e da tutela Judicial - em seus artigos do 81  ao 99, temos algumas sanções a pena priv. de liberdade, multas e perda de direitos políticos, mas especificamente no crime de fraudar nos art 90 e 96 temos a pena de detenção e multa.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis