Há uma série de vocábulos cuja significação decorre da si...
Dêiticos são elementos linguísticos que indicam o lugar ( aqui ) ou o tempo (agora) em que um enunciado é produzido e também indicam os participantes de uma situação do enunciado ( eu/tu ). São dêiticos: os pronomes pessoais que indicam os participantes; os advérbios de lugar, que são marcadores de tempo ( agora, hoje, amanhã, etc.); os demonstrativos ( aqui, lá, este, esse, aquele, etc ). Os dêiticos só podem ser entendidos se houver uma explicitação, mesmo dentro da situação de comunicação.
Por exemplo, um bilhete com a mensagem:
«Eu quero que você vá hoje ao meu escritório.» O termo 'hoje' perde o sentido, se não houver um referencial da data em que o bilhete foi escrito. Também o pronome 'eu' deve estar, certamente, explícito no contexto, caso contrário, ninguém sabe a quem se refere. Por isso, diz-se que o termo 'dêixis' significa ''apontar para'.
fonte: http://www.lpeu.com.br/q/dq9lo
Assim, "cada vez mais" é a única expressão que possui o mesmo significado independentemente do contexto, tem sentido de intensidade. Já "hoje", "de agora", "do momento" e "no último ano" perdem o sentido caso não se saiba a data em que o texto foi publicado, pois servem para situar o leitor no tempo.
Navegue em mais questões