Com base nessa situação hipotética e nas normas de redaçã...
De fato, a mensagem é incompatível com a norma culta da língua. No entanto, no enunciado diz "a flexibilidade de formato de um e-mail, ou correio eletrônico, admitem mensagens breves e informais." Conforme Manual, até mesmo e-mails devem obedecer às formalidades.
Maquei como errado por conta disso, porém permaneço com a dúvida.
Questão correta! Pois a linguagem empregada na mensagem acima é incompatível com a linguagem de uma comunicação oficial porque desobedece à norma culta da língua.
“A impessoalidade da correspondência oficial deve abranger sempre três esferas: a de quem emite a comunicação, a de quem a recebe e a do assunto tratado.” (item certo). Vamos às 3 esferas:
Impessoalidade do Emissor: Isenção de opinião, de elementos subjetivos. O texto tem caráter informativo, trabalha com dados e fatos. Não há espaço para intimidade.
Impessoalidade do Receptor: Deve ser tratado de modo impessoal, como parte de um órgão, sem demonstrações de afeto ou desafeto, com pronomes de tratamento adequados. O público é tratado como conjunto de cidadãos, de forma homogênea.
Impessoalidade do Assunto: Sempre assuntos de interesse público, afetos ao serviço público. Não cabe aqui tratar de assuntos de interesse pessoal do servidor, que, em comunicações oficiais, está representando o órgão.
Navegue em mais questões