“Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os u...

“Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”.

Sobre as ocorrências do vocábulo que, nesse segmento do texto, é correto afirmar que:

  • 02/02/2019 às 12:25h
    72 Votos

    GABARITO LETRA D

     



    “Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”.



    LETRA "A"-ERRADA:  são pronomes relativos com o mesmo antecedente;

     

    Em ambas as ocorrências, o pronome "que" é relativo. No primeiro caso, seu antecedente é "internet": "que se ressente ainda da falta de uma legislação específica" equivale a "internet se ressente ainda da falta de uma legislação específica". No segundo caso, seu antecedente é "legislação específica": "que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação” equivale a "legislação específica coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”.

     

    LETRA "B"-ERRADA:  exemplificam classes gramaticais diferentes;

     

    Em ambas as ocorrências, o pronome "que" é relativo. Logo, trata-se de palavras que exemplificam a mesma classe gramatical.

     

    LETRA "C"-ERRADA:  mostram diferentes funções sintáticas;

     

    No primeiro caso, "que" funciona como sujeito de "se ressente": "que (ISSO) se ressente ainda da falta de uma legislação específica". No segundo caso, "que" funciona como sujeito de "coíba": "que (ISSO) coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”.

     

    LETRA "D"-CORRETA:  são da mesma classe gramatical e da mesma função sintática;

     

    Em ambas as ocorrências, o pronome "que" é relativo. No primeiro caso, seu antecedente é "internet": "que se ressente ainda da falta de uma legislação específica" equivale a "internet se ressente ainda da falta de uma legislação específica". No segundo caso, seu antecedente é "legislação específica": "que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação” equivale a "legislação específica coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”.

     


    No primeiro caso, "que" funciona como sujeito de "se ressente": "que (ISSO) se ressente ainda da falta de uma legislação específica". No segundo caso, "que" funciona como sujeito de "coíba": "que (ISSO) coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”.


     

    LETRA "E"-ERRADA:  iniciam o mesmo tipo de oração subordinada.

     

    No primeiro caso,  "que" inicia uma oração subordinada adjetiva explicativa (separada por vírgula). No segundo caso, "que" inicia uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgula). 

  • 29/06/2020 às 12:11h
    7 Votos

    Gabarito D


     


    Mesma classe: Pronomes Relativos;


     


    Mesma função sintética: estabelecem conexão com o termo antecedente.


    A primeira conexão ou relação se dá de forma explicativa e a segunda relação se dá de forma restritiva.

  • 16/09/2019 às 06:59h
    -6 Votos

    Eu acho que a resposta deveria ser a C (diferentes funções sintáticas). O primeiro que é explicativo e o segundo restritivo. 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis