Avalie as afirmações sobre os aspectos morfossintáticos d...

Avalie as afirmações sobre os aspectos morfossintáticos dos períodos citados.

I. Em "Um texto prolixo é aquele que apresenta palavras em excesso para expressar poucas ideias", ao pronunciarmos a palavra destacada, de sete letras, produzimos oito sons.

II. Na sentença "Especialistas têm refletido sobre haver prioridade no combate às fake news, pois há razões bastante para o público leitor se preocupar com os estragos que elas causam", identifica-se um erro de concordância".

III. A sentença "Por meio de um comunicado oficial e após decisão unânime, A FIFA aprovou o uso do VAR, sistema de árbitro de vídeo, em todos os jogos da Copa do Mundo de 2018" constitui um período simples.

IV. No período "Há ainda algumas dúvidas de que a ozonioterapia seja eficaz no tratamento de muitas doenças", a oração destacada exerce a função de um objeto indireto.

V. Em "A anamnese, entrevista feita pelo profissional quando da realização da consulta, é muito importante como uma etapa do exame clínico para o diagnóstico da febre amarela", caso se separe em sílabas a palavra em destaque, temos: ANAM-NE-SE.

Está correto apenas o que se afirma em

  • 26/03/2019 às 05:52h
    19 Votos

    Somente as assertivas I, II e III estão corretas. Vejamos:


    I) ao pronunciarmos a palavra prolixo, de sete letras, produzimos oito sons, pois o X produz o som de "ks" ou seja, prolikso;


    II) bastante advérbio é sinônimo de "muito" e é invariável; bastante adjetivo é sinônimo de "suficiente" evaria de acordo com o substantivo. Nesse caso, temos bastante como suficiente: " ... há razões suficientes ... ", logo, o correto seria " ... há razões bastantes ... "


    III) há só um período simples, ou seja, um enunciado com sentido completo, com apenas uma oração e terminado em pausa gráfica forte;


     


    Vejamos os erros das demais assertivas:


    IV) trata-se de um complemento nominal oracional, ou seja, uma oração subjetiva completiva nominal, pois completa o sentido do substantivo "dúvidas" e não de um VTI, condição sine qua non para que fosse objeto indireto;


    V) o correto seria a-nam-ne-se

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis