Leia o fragmento (linhas 7-13) e analise as afirmações q...

Leia o fragmento (linhas 7-13) e analise as afirmações que se seguem: “ - Hei-de influir na minha época. Aos tarelos hei de vencer. Fogem-me à férula os maráus de pau e corda? Ir-lhes-ei empós, fila-los-eis pela gorja... Salta rumor!

E foi-lhes “empós”, Andou pelas ruas examinando dísticos e tabuletas com vícios de língua.”

I. “Hei-de influir” e “hei de vencer” são as formas sintéticas antigas da morfologia analítica do futuro atual dos verbos influirei e vencerei, respectivamente.

II. “Ir-lhes-ei” e “fila-los-ei são exemplos de colocação pronominal mesoclítica, cujo emprego padrão, segundo a gramática normativa, é explicado pelo fato de o verbo estar no futuro em início de oração.

III. .“Fogem-me...” e “E foi-lhes...” são exemplos de colocação pronominal enclítica, cujo emprego padrão, segundo a gramática normativa, é explicado pelo fato de o verbo estar no início de oração, no primeiro, e antecedido da conjunção coordenada aditiva “E”, no segundo, em que o pronome é repetido.

É correto o que se afirma em

  • 10/11/2020 às 09:01h
    7 Votos

    I. ERRADA. “Hei-de influir” e “hei de vencer” são as formas sintéticas antigas da morfologia analítica do futuro atual dos verbos influirei e vencerei, respectivamente. TRATA-SE DA CONJUGAÇÃO DO VERBO HAVER NO FUTURO.


    II. CERTA. “Ir-lhes-ei” e “fila-los-ei são exemplos de colocação pronominal mesoclítica, cujo emprego padrão, segundo a gramática normativa, é explicado pelo fato de o verbo estar no futuro em início de oração. ESSA ALTERNATIVA GEROU UM POUCO DE DÚVIDA, POIS MESMO SE ESTIVESSE NO MEIO OU FINAL DA ORAÇÃO SERIA MESÓCLISE.


    III. CERTA. .“Fogem-me...” e “E foi-lhes...” são exemplos de colocação pronominal enclítica, cujo emprego padrão, segundo a gramática normativa, é explicado pelo fato de o verbo estar no início de oração, no primeiro, e antecedido da conjunção coordenada aditiva “E”, no segundo, em que o pronome é repetido. NÃO SE INCIA ORAÇÃO COM PRONOME. SOMENTE AS CONJUÇÕES SUBORDINATIVAS SÃO ATRATIVAS DE PRONOME. AS CONJUÇÃO COORDENATIVAS NÃO SÃO ATRATIVAS DE PRONOME.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis