A. Estav...

Observando a concordância nominal, ela está correta em:

  • 06/06/2019 às 12:36h
    16 Votos

    Analisando cada uma das alternativas:


    A."Estavam desertas o corredor e a sala de reuniões". ERRADA


    Estavam desertos o corredor e a sala de reuniões (dois sujeitos, um masculino e um feminino prevalece o masculino no plural).


    B."É necessário firmeza". CORRETA


    o verbo de ligação "ser" utilizado junto com a expressão "é necessário" permite a seguinte concordância: "É necessário firmeza" ou "A firmeza é necessária".


    C.Os políticos, rápido, deixaram o recinto. ERRADA


    "Rápido" concorda com "os políticos", então deveria estar no plural. Além disso, caberia melhor utilizar um advérbio como "rapidamente".


    D.É proibido a entrada de pessoas não autorizadas. ERRADA


    o verbo de ligação "ser" utilizado junto com a expressão "é proibido" permite a seguinte concordância: "É proibido entrada de pessoas não autorizadas" ou "É proibida a entrada de pessoas não autorizadas" (mesma regra da expressão "É necessário").


    E.Nunca houve diferença entre eu e você. ERRADA


    Sempre depois de uma preposição (nesse caso a preposição "entre") devemos usar um pronome oblíquo e um pronome reto. Não necessariamente nessa ordem. Assim, a frase correta seria: "Nunca houve diferença entre mim e você".

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis