Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do te...


Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, bem como o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.

No trecho “baseia-se na dificuldade” (l. 23 e 24), a partícula “se” poderia ser anteposta à forma verbal “baseia” sem prejuízo da correção gramatical do texto.

  • 08/09/2019 às 11:48h
    7 Votos

    Nesta questão no meu ver não esta fazendo alusão a uma particula de realce ou expletiva, porque a questão quer saber se poderia ser colocado ''baseia-se'' ou ''se baseia'' ou seja a particúla se antes ou depois do verbo e não retirar a particulá SE... Mesmo se fosse o caso de retiralá a frase não teria sentido...


    Neste caso seria um caso facultativo de proclise ou enclise, que ocorre quando o sujeito do verbo (baseia-se ) é um substantivo...


    Na questão o sujeito do verbo baseia-se é a palavra ''pedidos'' que da pra colocar ''os pedidos'' dando pra colocar um artigo estaremos diante de um substantivo, e quando o núcleo do sujeito de um verbo é um substantivo, estaremos diante de um caso FACULTATIVO de PROCLISE OU ENCLISE.

  • 07/02/2021 às 04:14h
    2 Votos

    Em "baseia-se", o SE é um pronome reflexivo, logo, não há problemas em deslocá-la para ates do verbo.

  • 29/02/2020 às 05:13h
    0 Votos

    Ao meu ver seria parte integrante do verbo.

  • 14/07/2019 às 03:36h
    -4 Votos

    Pronome expletivo ou de realce.


    Pode ser retirado do texto sem prejuízo da correção gramatical.


    ...e boa parte dos pedidos de aumento no orçamento baseia na dificuldade...

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis