Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do tex...

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CG1A1AAA, julgue os itens que se seguem.

Dado o emprego da partícula “se”, em “Esperava-se” (l.9) e “sabe-se” (l.15), é impossível determinar de modo preciso quem esperava “que (...) as células-tronco adultas pudessem originar vasos sanguíneos e células cardíacas” (l. 9 a 12) e quem sabe “que as células-tronco adultas não são tão versáteis quanto prometiam” (R. 15 e 16).

  • 31/05/2020 às 05:58h
    25 Votos

    Pra vc saber qual a função que a partícula SE exerce, vc precisa percorrer o seguinte caminho.


    1) Verificar se o verbo que se liga a particula SE não são os verbos: Ir, Partir, Sorrir, Rir, Sentar. Se for um desses verbos, trata-se de uma partícula de realce, ou expletica, ou seja, ela pode ser retirada da oração sem prejudicar semântica ou gramaticamelmente.


    2) Se não for nenhum desses verbos acima citados, vc vai verificar se o Agente que pratica a ação do verbo é Determinado ou Indeterminado. 


    ATENÇÃO: as vezes o agente que pratica a ação não é o sujeito da oração, como no caso da voz passiva analítica.


    3) Se o agente que pratica a ação do verbo for Indeterminado, vc vai verificar se a Particula SE é ligado a um VTD/VTDI, ou se liga a um VTI/VI/VL.


    4) Se for VTD ou VTDI, trata-se de PARTÍCULA APASSIVADORA. Se for VTI, VI ou VL, trata-se de ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO.


    5) Se quem pratica a ação do verbo é Determinando, vc fará a mesma avaliação, se a partícula SE é ligado a um VTD/VTDI ou VTI/VI/VL.


    6) Se for VTD ou VTDI, trata-se de PRONOME REFLEXIVOSe for VTI, VI ou VL, trata-se de PARTÍCULA INTEGRANTE DO VERBO.


    Nesse caso, vamos a questão:


    Esperava-se que, ao serem  injetadas em órgãos danificados, como um coração infartado, as células-tronco adultas pudessem originar vasos sanguíneos e células cardíacas.


    - Não é nenhum dos verbos o qual indica que se trata de partícula expletiva.


    - Agora perguntamos ao verbo: Quem esperava?. Vc vai verificar que esse agente não é manifesto no texto. Portanto, ou será Partícula Apassivadora, ou Índice de Indeterminação do Sujeito.


    - Depois verificamos a transitividade do Verbo. Quem espera, espera algo. Desse modo, trata-se de um verbo transitivo direto. Portanto, identificamos que se trata de uma Partícula Apassivadora.


    Espera-se [ISSO] = Isso era esperado (voz passiva analítica).


    Segunda oração:

    Hoje, sabe-se que as células-tronco adultas não são tão versáteis quanto prometiam.


    - Não é nenhum dos verbos o qual indica que se trata de partícula expletiva.


    - Agora perguntamos ao verbo: Quem sabe?. Vc vai verificar que esse agente não é manifesto no texto. Portanto, ou será Partícula Apassivadora, ou Índice de Indeterminação do Sujeito.


    - Depois verificamos a transitividade do Verbo. Quem sabe, sabe algo. Desse modo, trata-se de um verbo transitivo direto. Portanto, identificamos que se trata de uma Partícula Apassivadora.


    Sabe-se [ISSO] = ISSO é sabido.


    Espero ter contribuído.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis