Leia o texto. Na passagem – A tarde é uma tartaruga com o...
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo. A tarde é uma tartaruga com o casco empoeirado.
A sinestesia é uma caracterizada pelo uso de palavras que remetem a diferentes ordens sensoriais (os do corpo humano) para gerar um efeito no discurso. Seu doce perfume (paladar+olfato)
Catacrese: é uma que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de sentido. A perna da mesa está torta.
Eufemismo: é um recurso estilístico muito utilizado na linguagem coloquial bem como nos textos literários com o intuito de atenuar ou suavizar o sentido das palavras, substituindo assim, os termos contidos no discurso, embora o sentido essencial permanece, por exemplo: Ele deixou esse mundo. (nesse caso, a expressão “deixou esse mundo”, ameniza o discurso real: ele morreu.)
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra caracterizada pela substituição de um termo por outro, havendo entre eles algum tipo de ligação. Vou ao barbeiro uma vez por mês. (Vou à barbearia uma vez por mês.)
GAB A
Navegue em mais questões