Anteponha V (verdadeiro) ou F (falso) às asserções, levan...
(V ) Para o autor, a crença no racionalismo, base da reflexão que sustentava a contraposição a dogmas e possibilitava a liberdade, hoje foi suplantada pela incerteza de uns, e pela alienação de outros. "SOMOS INVADIDOS PELA INCERTEZA, A CONSCIÊNCIA FRAGMENTÁRIA, O SINCRETISTMO DO OLHAR, A DISSEMINAÇÃO, A RUPTURA E A DISPERSÃO..."
( F) Segundo o autor, na contemporaneidade, o caráter de imediatismo e individualismo da nossa sociedade é fruto do sincretismo religioso do povo brasileiro e da falta de conhecimento da história do Brasil. É FRUTO DA FALTA DE UTOPIA EM UM FUTURO DIFERENTE.
( V) A globalização, que se constitui como fenômeno inescapável, apresenta tanto aspectos positivos quanto negativos: no âmbito dos avanços tecnológicos, ao mesmo tempo aproxima e isola pessoas; no econômico, promove grande circula-ção monetária para uns e desigualdades gritantes, para outros povos. " A GLOBALIZAÇÃO TEM SOMBRAS E LUZES..." (último parágrafo).
( V) Em decorrência do apagamento de fronteiras culturais e econômicas, notam-se interferências nos preceitos morais dos diversos grupos sociais, sobretudo dos países “colonizados”. "CAEM AS FRONTERIAS CULTURAIS E ECONÔMICAS, AFROUXAM-SE AS POLÍTICAS E MORAIS. PREVALECE A LEI DO MAIS FORTE."
( F) Para Frei Betto, o ceticismo e o hedonismo consumista, marcantes no mundo pós-moderno, construíram uma nova postura ética, uma nova utopia que ACEITA o “politicamente incorreto”.
Navegue em mais questões