A. Em “N...
A – correta
Concordo que deveriam colocar verbo referir (não referirse). Porém, é correto afirmar que a crase ocorre pela contração da preposição exigida pela regência do verbo “referir” ( quem se refere, se refere a alguém ou a alguma coisa) e do artigo feminino que antecede o substantivo “energia”.
B – incorreta
Liberdade não é o núcleo do sujeito, o sujeito está no singular - “Grande parte do avanço”, não havendo possibilidade de concordância no plural.
C – incorreta
Em “Nada posso dizer sobre aquilo do qual nada sei., “cujo” é usado para expressar relação de posse, não há essa relação.
D – incorreta
Em “Horácio garantia, com certa indignação, que até o hábil Homero poderia cochilar [...]”, as vírgulas são utilizadas para separar um advérbio de modo deslocado.
E – incorreta
Em “Como saber se a avaliação é boa? Primeiro: ela mira no aperfeiçoamento do conhecimento e não em um ataque pessoal.”, os dois-pontos são utilizados para introduzir uma síntese do que será dito.
Acredito que seja isso, se estiver errada, peço gentilmente que me corrijam.
O enunciado pede a correta, mas alternativa A peca quando o verbo REFERIR se depara com a palavra TÍTULO que é uma palavra masculina e é ai que a questão fica toda errada, pois deveria ficar assim==>Não me refiro aos títulos, mas à energia despendida em absorver conceitos.
Palavras pluralizadas com sentido genérico e não precedidas por artigos:
Os Títulos , os jogos, as pessoas (fiz referência aos tirulos/aos jogos...)
Sem o artigo:
Fiz referência a títulos/a jogos/ a pessoas.
Estás formas existem:
- Pessoas estiveram aqui.
- jogos foram promovidos na festa.
- títulos foram conferidos aos participantes do curso.
Navegue em mais questões