A. Em: “...
A. ERRADA. Em: “[...] E o futuro? Como nos projetamos nesse tempo que (PRONOME RELATIVO) ainda não existe… ‘Pode deixar que (CONJUNÇÃO INTEGRANTE)amanhã eu entrego tudo o que falta’; ‘Semana que (PRONOME RELATIVO) vem nos encontramos, está combinado’ [...]”, todos os termos em destaque têm função de conjunção integrante.
B.ERRADA. Em “[...] Há dias em que o tempo não passa, anda devagar, como se os ponteiros do relógio (alguém ainda usa modelo analógico?) parecessem pesados. Arrastam-se como se houvesse bolas de ferro em suas engrenagens.”, predomina a linguagem CONOTATIVA.
C. CERTA. Em “[...] Alguns eventos são tão traumáticos que, como esquadrinhou Freud um século atrás, são bloqueados pela memória.”, estabelece-se entre a primeira e a última oração uma relação semântica de consequência. TÃO...QUE
D. ERRADA. Em “[...] Alguns eventos são tão traumáticos que, como esquadrinhou Freud um século atrás, são bloqueados pela memória.”, o elemento em destaque estabelece uma relação semântica de comparação CONFORMIDADE entre os eventos traumáticos e as ideias de Freud.
E.ERRADA. Em “[...] Jamais poderia ser: no dia 14 de março de 2023, às 17h12, você estará no Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, lendo o conto A Cartomante, de Machado de Assis.”, os dois pontos são utilizados para apresentar uma EXPLICAÇÃO.
Navegue em mais questões