O processo de interpretação de textos implica, entre outr...
A. ERRADA. O uso da expressão “até mesmo” (l. 10) produz efeito de avaliação positiva, o que se confirma no emprego do verbo “corroborar” (“corroborando”, l. 11) e do substantivo “tolerância” (l. 11). É NEGATIVO, PORQUE DISSEMINOU SEM O DEVIDO DEBATE.
B. CERTA. A expressão “até mesmo” (l. 10) introduz, no enunciado, o argumento mais forte de uma escala orientada para determinada conclusão, deixando pressuposta uma crítica (negativa) aos movimentos sociais.
C. ERRADA. Os termos “diversidade” (l. 5, 13) e “diferenças” (l. 2, 7, 14, 17) são usados como sinônimos pelo autor, o que se pode comprovar no uso da construção “todos e todas” (l. 21). SÃO OPOSTOS.
D. ERRADA. Se tirarmos o “acento” indicativo de crase do enunciado “contrapor à retórica” (l. 13) e o aplicarmos em “a perspectiva” (l. 14), não haverá mudanças de sentido, nem de organização sintática. CONTRAPOR À RETÓRICA é diferente de CONTRAPOR A PERSPECTIVA.
E.A oração “que exigem a transformação social e política de nossa sociedade” (l. 15-16) introduz, no período, ideia de generalização RESTRIÇÃO, deixando pressuposto que todos os conflitos e desigualdades exigem a transformação mencionada.
Navegue em mais questões