A respeito de aspectos linguísticos e semânticos do texto...
QUESTÃO: A respeito de aspectos linguísticos e semânticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.
A correção gramatical do texto seria preservada se o trecho “sábia e obscuramente” (l.16) fosse isolado por vírgulas.
GABARITO: CERTO
CONTEXTO: "[...] o criminoso assuma o seu próprio crime e assine aquilo que foi sábia e obscuramente construído pela investigação".
O Cespe sugeriu que colocássemos vírgulas para isolarmos o trecho "sábia e obscuramente". Para sabermos se a sugestão está correta, precisamos identificar de forma precisa a função sintática exercida pelos termos indicados. Então, vejamos: sábia e obscuramente são adjuntos adverbiais de modo deslocados para o meio da locução "foi construído". O isolamento por vírgulas dos adjuntos adverbiais curtos como esse (até aproximadamente três palavras) é FACULTATIVO. Por esse motivo, a correção gramatical do texto seria preservada, caso optássemos pela utilização das vírgulas a fim de realizar o isolamento do termo: "[...] o criminoso assuma o seu próprio crime e assine aquilo que foi , sábia e obscuramente, construído pela investigação".
OBSERVAÇÃO 1
Alguns podem ter dificuldades em perceber que sábia também é advérbio no contexto em que está inserido. Então, fiquem atentos: quando aparece a sequência de dois advérbios terminados por –mente, é recomendado que se utilize tal sufixo apenas no último elemento, por questões de eufonia. Por isso, provavelmente, o autor do texto NÃO usou a construção sabiamente e obscuramente.
OBSERVAÇÃO 2
Pessoal, cuidado para não confundirem a regra que permite a utilização das vírgulas para isolar adjuntos adverbiais curtos e deslocados com aquela regra que impõe o uso de sinais de pontuação para isolar orações adjetivas explicativas a fim de que haja distinção em relação às orações adjetivas restritivas. Uma regra NÃO tem nada a ver com a outra, ok?
Navegue em mais questões