De acordo com a Convenção sobre a Proteção e a Promoção d...

De acordo com a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais aprovada pela Conferência Geral da Unesco em 2005, os países signatários devem reconhecer oficialmente, em suas políticas públicas e nos marcos legais, o valor da pluralidade, da tolerância, da originalidade, de modo a preservar e promover a multiplicidade das expressões culturais nacionais. As leis de “Patrimônios Vivos” são uma realidade em estados como Ceará, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Considerando a política nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais desenvolvidas pelo Plano Nacional de Cultura (PNC, 2010), analise as seguintes afirmações:

I. O reconhecimento do poder da tradição oral segue o conteúdo da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, firmada em 2003, que considera as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões de grupos ou comunidades culturais.

II. O patrimônio também se constitui como uma linguagem. Expressa uma forma de sentir e pensar um acontecimento, um tempo, uma dada forma de ver as coisas do mundo; pode abarcar manifestações culturais intangíveis, como as tradições orais, a música, idiomas e festas, além dos bens artísticos.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis