Um exame clínico cuidadoso dos dentes decíduos ou perman...

Um exame clínico cuidadoso dos dentes decíduos ou permanentes, logo que eles irrompem na cavidade bucal de crianças e adolescentes, pode auxiliar no diagnóstico precoce de alterações de desenvolvimento dentário. Esses defeitos de desenvolvimento refletem distúrbios durante o período da amelogênese ou dentinogênese.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A dentinogênese imperfeita do tipo I é uma manifestação oral da osteogênese imperfeita, que, geralmente, afeta dentes decíduos e permanentes e pode ser causada por mutações nas cadeias alfa-1 ou alfa-2 do colágeno tipo I. O diagnóstico pode ser realizado pelo exame visual da coloração dos dentes, associado ao exame radiográfico.

  • 30/11/2019 às 02:10h
    2 Votos

    A osteogênese imperfeita (OI) é um grupo de condições genéticas heterogêneas, caracterizadas principalmente pela fragilidade óssea. A OI é considerada um transtorno relacionado à síntese e estrutura do colágeno e a maioria dos casos (80- 90%) está relacionada a mutações dominantes no COL1A1 e COL1A2, genes que codificam as cadeias de colágeno tipo 1 (COL1).


    As evidências dos estudos moleculares tem demonstrado que os tipos de I a IV estão relacionados a mutações autossômico dominante em genes que codificam as cadeias alfa 1 e alfa 2 do colágeno tipo 1


    A dentinogênese imperfeita (DGI), uma alteração na formação da dentina dentinária, está presente em aproximadamente 50% dos casos de OI dos tipos I a IV.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis