Uma paciente jovem, compareceu a um consultório odontoló...

Uma paciente jovem, compareceu a um consultório odontológico se queixando de dor de cabeça frequente, cansaço muscular na face, mobilidade nos dentes, além de uma insatisfação geral em relação à forma dos dentes, que pareciam estar diminuídos. Durante a anamnese, ela relatou ranger os dentes à noite e ser uma pessoa muito ansiosa. No exame clínico, verificaram-se mobilidade dentária em vários dentes e facetas de desgaste nos dentes anteriores e posteriores, com grandes áreas de exposição de dentina.

Com base no caso clínico apresentado e em conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tratamento do bruxismo noturno é realizado pela proteção das estruturas dentárias e pelo ajuste oclusal, para o alívio das forças oclusais.

  • 29/03/2019 às 12:41h
    7 Votos

    Bruxismo noturno é tratado com placa miorrelaxante. Ajuste de oclusão é uma das formas de tratamento para contato prematuro. 

  • 04/05/2020 às 02:30h
    5 Votos

    Atualmente, não existe nenhuma estratégia específica, tratamento único ou cura para o bruxismo do sono. Diferentes linhas de tratamento têm sido propostas: tratamentos farmacológicos, psicológicos e odontológicos. O tratamento farmacológico é utilizado para casos agudos e graves e consiste no uso dos fármacos por um período curto de tempo. Drogas do tipo benzodiazepínicos, anticonvulsivantes, beta-bloqueadores, agentes dopaminérgicos, antidepressivos e relaxantes musculares são as mais utilizadas, mas não há nenhuma droga de primeira eleição. O tratamento psicológico consiste na terapia comportamental baseada na higiene do sono, no controle do estresse, biofeedback e em técnicas de relaxamento, mas nenhum desses tratamentos é baseado em fortes evidências. O tratamento odontológico para o bruxismo inclui ajuste oclusal, restauração da superfície dentária, tratamento ortodôntico e placas oclusais8.


    fonte: 


    Electronic Document Format(ABNT)


    1. MACEDO, Cristiane Rufino de. Bruxismo do sono. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial,  Maringá ,  v. 13, n. 2, p. 18-22,  Apr.  2008 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192008000200002&lng=en&nrm=iso>. access on  04  May  2020

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis