Um paciente de 35 anos de idade, com doença renal crônica...

Um paciente de 35 anos de idade, com doença renal crônica, que faz diálise quatro vezes por semana, foi encaminhado por um nefrologista para avaliação odontológica prévia ao transplante renal. O exame clínico não revelou cáries, doença periodontal ativa nem lesões da mucosa oral; porém, o apinhamento dos dentes anteriores inferiores era notório. A radiografia panorâmica revelou área radiolúcida multilocular de limites bem definidos, estendendo-se da região apical do dente 33 ao dente 42, causando discreto abaulamento da base mandibular e afastamento das raízes dos dentes 31 e 32. O paciente desconhecia a lesão e estava assintomático.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Nos pacientes renais crônicos, o uso de antiinflamatórios não esteroidais, como a nimesulida, é seguro e eficaz no período pós-operatório.

  • 05/01/2019 às 05:49h
    3 Votos

    a NIMESULIDA, por inibir a formação da PROSTAGLANDINA, que age sobre o funcionamento dos rins, não é indicada para ser usada no pós-operatório de paciente com doença renal crônica.

  • 21/10/2019 às 12:41h
    2 Votos

    O uso de anti-inflamatórios não-esteroidais como Nimesulida pode resultar em piora da função dos rins, uma vez que o medicamento é eliminado principalmente pelos rins.

  • 16/06/2021 às 03:31h
    0 Votos

    NImesulida é um AINE seletivo que inibe COX 2 e não a produção de prostaglandina que é inibida por corticosteróides.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis