O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes gr...
Teoria humanista da aprendizagem: O homem é visto como projeto constante e inacabado, cada sujeito vê o mundo de determinada forma, com base nas próprias experiências.
O professor facilita a aprendizagem do aluno através da compreensão de suas necessidades, gerando uma aprendizagem mais significativa. É uma abordagem democrática, olhando o indivíduo e suas singularidades, com o objetivo de crescimento e inserção social de todos.
A metodologia pedagógia é secundária. Aprender é uma escolha do aprendiz, ele aprende porque quer aprender.
Surgiu para substituir a escola tradicional, a pscicanálise e o comportamentalismo
Palavras-chave: foco no aluno e suas experiências para uma aprendizagem significativa; metodologia pedagógica secundária; homem como centro do interesse; professor como guia; oposto a pedagogia tradicional; política pedadógica que defende a ideologia das classes sociais.
Principal pensador: Carl Rogers
GABARITO: E - metodologia diferenciada e ao mesmo tempo conservadora; foco no aluno e não no intelecto.
Navegue em mais questões