Um paciente esquizofrênico diz: “Eu não sou solteiro nem ...
Exceto a definição de bradilalia, os outros conceitos foram retirados do livro de Paulo Dalgalarrondo, Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, 3 ed.
Não encontrei jargofasia, e sim, JARGONOFASIA ou ESQUIZOFASIA- Também denominada salada de palavras, encontra-se nos estados avançados de desorganização da esquizofrenia. Trata-se da produção de palavras e frases sem sentido, com fluxo verbal desorganizado e caótico. O sinal extremo da desarmonia das estruturas do pensamento e de linguagem é o desenvolvimento de uma linguagem completamente incompreensível.
BRADILALIA- Lentidão anormal da fala, provocada por lesão cerebral.Lentidão da fala em decorrência de doenças depressivas.
NEOLOGISMOS PATOLÓGICOS- São palavras inteiramente novas, criadas pelo paciente, ou palavras já existentes que recebem acepção totalmente nova. Nos neologismos passivos, os fonemas, palavras, imagens, ideias se associam por si mesmos, como resultado de automatismo psicológico. e nos neologismos ativos são criados voluntariamente pelo paciente, com intenção definida, correspondendo a uma ideia, mais ou menos clara, da mente de tal paciente.
VERBIGERAÇÃO- É a repetição, de forma monótona e sem sentido comunicativo aparente, de palavras, sílabas ou trechos de frases.
DISLALIA- Relativamente comum em crianças, é a ateração da fala que resulta da deformação, da omissão ou da substituição de fonemas, não havendo alterações neurológicas identificáveis nos movimentos dos músculos que participam da articulação e da emissão das palavras (Haerer, 1992).
Navegue em mais questões