A ansiedade é objeto de estudos de diversas ciências e d...
O determinante da angústia automática é a ocorrência de uma situação traumática; e a essência disto é uma experiência de um desamparo por parte do ego face de um acúmulo de excitação, quer de origem externa quer interna, com que não se pode lidar.
A ansiedade como um sinal é a resposta do ego a ameaça da ocorrência de uma situação traumática. Tal ameaça constitui uma situação de perigo. os perigos internos modificam-se com o período da vida, mas possuem uma característica comum, a saber, envolver a separação ou perda de um objeto amado, ou uma perda do seu amor, uma perda ou separação que poderá de várias maneiras conduzir a um acúmulo de desejos insatisfatóriose dessa maneira a uma situação de desamparo.
Ansiedade de Aniquilamento: Desintegração, desmantelamento, despedaçamento, catastrófica, etc.)
Ansiedade de Separação forma-se durante a primeira infância e é devido a duas condições básicas: primeiro medo da perda do objeto necessitado e a outra da perda do amor deste objeto. Esses medos podem estar justificados por uma realidade exterior desfavorável, como ela pode ser consequente de fantasias inconscientes, sendo a mais comum uma combinação de ambas.
Ansiedade de Engolfamento: Corresponde a uma fixação na etapa evolutiva em que há uma indiferenciação entre o eu e o outro, tal como ocorre na díade fusionai mãe-filho, de natureza simbiótica narcisistica.
Um estudo autobiográfico, Inibições, sintomas e ansiedade, A questão da análise leiga e outros trabalhos (1925-1926) - Vol XX
Navegue em mais questões