Em uma sala de espera, se um paciente tem prioridade, el...
talvez a questão realmente tenha a assertiva "errado" como certa, porque o fato de ele não ter dores não implica necessariamente que ele não terá a pulseira vermelha e, portanto, não possar receber prioridade. Lembremos que pra isso fazer sentido, a relação teria que ser de "somente se", o que não é.
Para chegar à solução, tome a afirmativa: "Se um paciente não está chorando, então ele não é atendido imediatamente." como "F".
A partir daí, atribua os valores possíveis às proposições. Caso em alguma delas não for possível afirmar sua conclusão lógica, a afirmativa, realmente, está errada.
Veja-se:
P: Prioridade; A: Amarela; V: Vermelha; C: Chorando; D: Dores; I: Imediato.
P -> A = 'V'
D -> V = 'V'
~C -> ~D = 'V'
(V ^ A) -> I = 'V'
Conclusão: ~C -> ~I; Atribuindo valor lógico à conclusão como 'F', teremos, necessariamente que: C = 'F' e I = 'V'.
Atribuindo tais valores às premissas, em todos poderemos afirmas o valor das proposições simples, salvo na primeira, pois a premissa "P" pode ser tanto 'V' quanto 'F', o que impossibilita afirmar que a poposição possui valor lógico verdadeiro.
Com isso, temos que a conclusão não pode estar correta, pois assim somente seria se conseguíssemos afirmar a resultante das proposições compostas.
PS.: Lembrem-se, em raciocínio lógico as coisas não são como parecem.
Gente, em questões argumentos lógicos, vocês tem que sair de premissas verdadeiras e chegar em uma conclusão verdadeira. Desse modo você pode sair da conclusão assumindo-a como verdadeira ou falsa. Se você sair de uma conclusão falsa e chegar em premissas verdadeiras, logo esse argumento é inválido.
p1: se um paciente tem prioridade, ele recebe uma pulseira amarela.
p2: se um paciente tem dores fortes, ele recebe uma pulseira vermelha
p3: se um paciente não está chorando, então ele não tem dores fortes
p4: se um paciente recebe pulseiras vermelha e amarela, ele é atendido imediatamente.
c: Se um paciente não está chorando, então ele não é atendido imediatamente.
Se vocês partirem desse pensamento, assumindo a conclusão ser FALSA, e lembrando que "Se, então" é falsa quando a primeira parte é Verdadeira e a segunda Falsa, vocês conseguirão chegar numa situação em que há premissas verdadeiras com uma conclusão Falsa. Assim pela teoria dos argumentos, NÃO pode assumir que a conclusão é verdadeira. Então a alternativa da questão é "ERRADO", sim!
Procurem no google sobre Argumentos-lógicos. Tem vários vídeos gratuitos no youtube permitindo que vocês entendam isso. Para tal, vocês primeiro tem que dominar a Tabela-Verdade da condicional.
O paciente pode não estar chorando, mas ele pode ter a pulseira amarela de prioridade.
"se um paciente tem prioridade, ele recebe uma pulseira amarela."
Sendo assim mesmo que não tenha a pulseira vermelha e não esteja sentindo dor, ele pode ser atendido imediatamente, caso tenha a pulseira amarela.
Navegue em mais questões