O termo accountability compreende mecanismos que possibil...

O termo accountability compreende mecanismos que possibilitem a responsabilização de pessoas que ocupam cargos públicos. Quando estendido aos meios de comunicação, pode ser explicado como o processo que invoca a responsabilidade objetiva e subjetiva dos profissionais e veículos de comunicação por meio da organização da sociedade e da constituição de espaços públicos democráticos de discussão. A respeito desse conceito, assinale a alternativa correta.

  • 09/06/2021 às 09:56h
    0 Votos

    BEM CONFUSA



    • A.Os chamados mecanismos para promoção da responsabilidade social da mídia permitem graus de abertura das empresas jornalísticas no sentido da prestação de contas (accountability) a partir da maior participação dos cidadãos. CERTA: ESSAS TRÊS COISAS ANDAM JUNTAS. A ORGANIZAÇÃO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL PRESTA CONTAS AOS CIDADÃOS, CUJAS OPINIÕES SÃO RELEVANTES E DESEJADAS.

    • B.Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia diferenciam?se da censura e da autocensura, sendo a primeira caracterizada pela omissão e a segunda pela proibição prévia de publicação. ERRADA: ACHO QUE FORAM INVERTIDAS AS CARACTERIZAÇÕES. CENSURA É PROIBIÇÃO PRÉVIA E AUTOCENSURA É OMISSÃO

    • C.A adoção de mecanismo de accountability pela mídia acarreta, para os donos e os profissionais, o dever de responder aos cidadãos, de ocultar as críticas exacerbadas a eles endereçadas e de aceitar alguma responsabilidade sobre suas falhas, incompetência ou desonestidade. ERRADA: OCULTAR CRÍTICAS NÃO É (NÃO DEVERIA SER) BEM-VINDO NAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS.

    • D.Pesquisa de opinião sobre mídia, campanha de alfabetização em mídia e código de ética são tipificados como instrumentos internos aos meios de comunicação, entre os mecanismos para assegurar a responsabilidade social da mídia. ERRADA: TALVEZ CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO NÃO SE ENQUADRE EM INSTRUMENTO INTERNO.

    • E.Meios para a prestação de contas por parte da mídia servem para garantir, na prática, que a mídia e seus profissionais não cometam erros, seguindo princípios como verdade, honestidade, exatidão da informação e respeito à intimidade. ERRADA: NA PRÁTICA, VAI HAVER ERROS E NÃO DÁ PRA GARANTIR QUE NÃO HAVERÁ ERROS.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis