A NR-15 caracteriza as atividades e operações insalubres,...
- A)A exposição do trabalhador a níveis de ruído acima de 115 dB(A), independente do tempo de exposição, não deve ser permitida, mesmo que o trabalhador esteja utilizando EPI para proteção auditiva.
A EXPOSIÇÃO DO TRABALHADOR A NÍVEIS DE RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE SUPERIOR A 115 DB(A), SEM PROTEÇÃO ADEQUADA, É CONSIDERADO RISCO GRAVE E IMINENTE. NO ENTANTO, SE O TRABALHADOR ESTIVER ADEQUADAMENTE PROTEGIDO PODE HAVER SIM EXPOSIÇÃO DE TRABALHADOR A NÍVEIS DE RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE A CIMA DE 115 DB.
LEMBRANDO QUE O LIMITE DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE É DADO PELO CÁLCULO DA DOSE(SE DOSE>1, É INSALUBRE)
RISCO GRAVE E IMINENTE: ACIMA DE 115 DB (SEM PROTEÇÃO ADEQUADA)
B)As atividades que expõem o trabalhador a um nível de ruído contínuo ou intermitente de 85 dB(A), por mais de 8 horas, são consideradas atividades ou operações insalubres.
O LIMITE DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE É DADO PELO CÁLCULO DA DOSE (SE DOSE>1, É INSALUBRE). PARA O CÁLCULO DA DOSE USA-SE A TABELA DO ANEXO I DA NR15 QUE DAR PARA CADA NPS UM TEMPO MÁXIMO DE EXPOSIÇÃO PERMITIDA. NO CASO DA QUESTÃO COMO TEMOS APENAS UM NPS (85DB) E, PELO ANEXO I, PARA 85 DB A MÁXIMA EXPOSIÇÃO É DE 8 HORAS, ENTÃO PARA UMA EXPOSIÇÃO MAIOR QUE 8 HORAS A DOSE DARIA MAIOR QUE 1 E PORTANTO A ATIVUDADE É INSALUBRE.
FÓRMULA PARA O CÁLCULO DA DOSE:
DOSE= T1/TMÁX2 + T2/TMÁX2+...+TN/TMÁXN)
Navegue em mais questões