A posição crítica em relação à insistência de alguns auto...
"a questão social é um fenômeno histórico cujos elementos fundamentais permanecem intocados e inalterados" (Stein, 2000, p. 164).
Assim, aqui se ousa a entender que não existe uma "nova questão social", pois o ponto nevrálgico continua impassível, e a despeito de modernas nomenclaturas para fenômenos subjacentes, a decantada? nova questão social" não passa da pauperização de outrora cunhada sob outro dístico, da mesma forma que a partir de 1830 foi entendida como "questão social", sob o manto do capitalismo.
Destarte, parece ser no mínimo contraditório o termo "nova questão social", uma vez que não houve superação do sistema capitalista, e nem mesmo há um novo sistema capitalista.
As desigualdades sociais são cada vez mais flagrantes, mas continuam ser decorrências da luta de classes fundada na dicotomia capital e trabalho, em que aquele dita as regras por conta de seu poderio econômico.
Deste modo, não há uma nova pobreza, há a pobreza com contornos particularizados devido ao contexto histórico atual, e não há um novo sistema econômico, há o mesmo sistema, cada vez mais contraditório e regido pela batuta de um pequeno grupo de pessoas cada vez mais ávido por lucros, nem que isso custe a miséria e a exploração de bilhares de pessoas.
Navegue em mais questões