Ao atuar predominantemente na esfera pública, mas também...

Ao atuar predominantemente na esfera pública, mas também na privada, o assistente social se depara com a existência de organizações não-governamentais (ONGs) que já garantiram seu lugar na sociedade civil. Presentes no espaço comunitário constituem-se não apenas como novos interlocutores, mas como parceiros potenciais para o desenvolvimento da ação. Acerca das ONGs, julgue os itens que se seguem:

I. As ONGs brasileiras nasceram, majoritariamente, nas três últimas décadas, relacionadas aos movimentos sociais populares, às igrejas e ao movimento sindical, exercendo, fundamentalmente, atividades de consultoria e assessoria a esses movimentos.

II. Alguns governos, notadamente nas administrações populares, ao investirem na redefinição das relações com as entidades que atuam junto aos movimentos sociais e outros segmentos da população subalternizada, têm evitado estabelecer parceria com as ONGs.

III. Não cabe às ONGs acabar com o Estado ou pretender substituí-lo, mas colaborar para a sua democratização. Esse caminho, o da democratização da sociedade, que garante o desenvolvimento social, supõe a capacidade de passar da resistência para a proposta.

IV. Para atuar de forma eficiente, as ONGs devem compor e(ou) ampliar seus quadros técnicos com especialistas e assessores cada vez mais capacitados. Mesmo com essa estrutura, as entidades não correm riscos de burocratização.

V. As ONGs não podem ser tratadas como um bloco homogêneo, pois são bastante diferenciadas em termos de composição, objetivos e desempenho, exigindo um constante esforço de diversificação, resguardadas suas características mais gerais. Analise as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis