A autoridade formal é o direito legal que os chefes ou...

A autoridade formal é o direito legal que os chefes ou gerentes têm de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe. Qual é a contrapartida da autoridade?

  • 20/05/2018 às 09:01h
    4 Votos

    A resposta dessa pergunta esta relacionada a teoria clássica da administração, segundo Henri Fayol.

    Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

    1 - Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

    2 - Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

    3 - Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

    4 - Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

    5 - Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

    6 - Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

    7 - Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

    8 - Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

    9 - Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

    10 - Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.

    11 - Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

    12 - Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

    13 - Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

    14 - Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

  • 08/12/2018 às 04:45h
    4 Votos

    Autoridade e responsabilidade - Autoridade é dar ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.

  • 31/05/2021 às 01:14h
    1 Votos

    Só lembrar da frase do Homem-aranha, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, pois autoridade é o poder de tomar decisões que guiam as ações de outrem.E quem toma decisões deve se responsabilizar por elas.

  • 04/01/2019 às 08:19h
    -1 Votos

    A contrapartida da autoridade é a responsabilidade.

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