A capacidade do indivíduo de usar corretamente uma infor...
A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:
Cognitivo, abrangendo o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades intelectuais;
Afetivo, abrangendo a forma como se lida com os problemas emocionalmente, como: sentimentos, valores, entusiasmo, motivação e atitudes.
Psicomotor, abrangendo as habilidades motoras em termos de velocidade, precisão, distância, procedimentos ou técnicas de execução.
O Domínio Cognitivo subdivide-se em seis categorias. Cada categoria segue uma linha hierárquica que, geralmente, exige que o indivíduo domine a anterior antes de atingir a próxima desejada. Portanto, tratam-se de processos intelectuais cumulativos, no quais uma categoria em um nível inferior oferece o suporte a uma próxima categoria de nível superior.
De acordo com Rodrigues Júnior (1997, apud SANTANA JUNIOR; PEREIRA; LOPES, 2008), cada categoria pode ser, assim, definida:
1. Conhecimento: Nessa categoria, agrupam-se os processos que requerem que o indivíduo reproduza com exatidão uma informação que lhe tenha sido dada, seja ela uma data, um relato, um procedimento, uma fórmula, ou uma teoria.
2. Compreensão: Essa categoria é a primeira que requer elaboração (modificação) de um dado ou informação original. A elaboração ainda não será de complexidade elevada; o indivíduo deverá ser capaz de usar uma informação original e ampliá-la, reduzí-la, representá-la de outra forma ou prever conseqüências resultantes da informação original.
3. Aplicação: É a categoria que reúne processos nos quais o indivíduo transporta uma informação genérica para uma situação nova e específica.
4. Análise: Processos dessa categoria caracterizam-se por separar uma informação em elementos componentes e estabelecer relações entre eles. Entre outras coisas, o processo de Análise pressupõe identificar aspectos centrais de uma proposição, verificar a sua validade, dos mesmos, constatar possíveis incongruências lógicas.
5. Síntese: É a categoria que representa processos nos quais o indivíduo reúne elementos de informação para compor algo novo que terá, necessariamente, traços individuais distintos.
6. Avaliação: Representa os processos cognitivos mais complexos. Basicamente, o processo de avaliar consiste na confrontação de um dado, de uma informação, de uma teoria, de um produto etc., com um critério ou conjunto de critérios, que podem ser internos ao próprio objeto da avaliação ou externos a ele.
Fonte: http://blog.brasilacademico.com/2014/04/os-objetivos-educacionais-e-taxonomia.html
Navegue em mais questões