A gerente de recursos humanos de uma fábrica de médio p...
GABARITO (E)
Letra (A): Escolha forçada consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado. Este método busca minimizar a subjetividade do processo de avaliação de desempenho.
Letra (B):Administração Participativa por Objetivos é um novo conceito em gestão de pessoas, é mais humano e mais produtivo, é na verdade a união de colaboradores e a empresa, sendo um dos objetivos diminuir a competitividade entre os setores, fazer também que os funcionários se sintam felizes em seu local de trabalho, em um ambiente com mais harmonia, motivação e companheirismo. Não se trata de uma ferramenta de avaliação de desempenho.
Letra (C): Incidentes críticos enfoca as atitudes que representam desempenhos altamente positivos (sucesso), que devem ser realçados e estimulados, ou altamente negativos (fracassos), que devem ser corrigidos através de orientação constante. O método não se preocupa em avaliar as situações normais. No entanto, para haver sucesso na utilização desse método, é necessário o registro constante dos fatos para que estes não passem despercebidos.
Letra (D): Pesquisa de campo é baseado na realização de reuniões entre um especialista em avaliação de desempenho da área de Recursos Humanos com cada líder, para avaliação do desempenho de cada um dos subordinados, levantando-se os motivos de tal desempenho por meio de análise de fatos e situações. Este método permite um diagnóstico padronizado do desempenho, minimizando a subjetividade da avaliação. Ainda possibilita o planejamento, conjuntamente com o líder, do desenvolvimento profissional de cada um.
Letra (E): Escala gráfica: é o método mais utilizado nas empresas. Avalia o desempenho por meio de indicadores antecipadamente definidos, graduados através da descrição de desempenho numa variação de ruim a excepcional. Para cada graduação pode haver exemplos de comportamentos esperados para facilitar a observação da existência ou não do indicador. Permite a elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação e acompanhamento do desempenho histórico do avaliado
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