Com relação ao modelo de gestão por competências, jul...

Com relação ao modelo de gestão por competências, julgue os itens seguintes. O modelo de gestão por competências tem como meta principal compartimentar os subsistemas e as atividades da organização, considerando que cada um deles possa atuar de modo estanque e autossuficiente.

  • 21/01/2018 às 01:35h
    1 Votos

    A. Feigenbaum:
    - Controle da Qualidade Total, a qualidade é responsabilidade de todos que integram a instituição;

    W. E. Deming:
    -Os denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses princípios constituem a essência de sua filosofia para o alcance da qualidade e aplicam-se tanto a organizações pequenas como grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços.
    - O ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart, na década de 20, e divulgado por Deming, em 1950, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade , dividindo-a em quatro principais passos.

    O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento ( vendas , compras , engenharia , etc...).

    O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução

    J. M. Juran:

    O estudioso publicou diversos livros e em uma de suas pesquisas, foi responsável por encontrar uma metodologia que determina os custos inevitáveis e evitáveis da qualidade e do conceito de company-wide quality management (CWQM).

    Para Juran, existem 3 pontos que são fundamentais para a gestão da qualidade, quais sejam: a melhoria de qualidade, o planejamento de qualidade e o controle de qualidade. Foi a partir de seu estudo e pesquisa, que a qualidade deixou de ser considerada como fonte de estatísticas, e, então, passou a ser conceituada como "desempenho do produto que resulta em satisfação do cliente". A qualidade passou a ser vista como de extrema importância para o mundo da gestão, principalmente porque passou a ser vista como parte da satisfação do cliente.

    K. Ishikawa:
    Umas das primeiras contribuições de Kaoru Ishikawa para a Qualidade foi disseminação do Círculo de Qualidade, conceito criado por ele em conjunto com outros membros da JUSE.

    Os Círculos de Qualidade consistiam basicamente na reunião de um grupo de colaboradores de um mesmo setor para discutirem maneiras de melhorar a Qualidade ou de resolver problemas do SGQ. Mais tarde, o conceito adquiriria o nome de Círculo de Controle de Qualidade (CCQ).

    Uma das sete ferramentas da Qualidade mais utilizadas e, igualmente, uma das mais famosas, o Diagrama de causa e efeito (também chamado de Diagrama de Ishikawa, Diagrama Espinha de peixe ou Diagrama dos 6M) é a contribuição mais conhecida de Ishikawa para a Qualidade.

    Sua repercussão se deve, principalmente, ao fato de que a ferramenta foi desenvolvida de forma que qualquer um pudesse utilizá-la, dispensando assim a obrigatoriedade de um especialista. Isso fez com que colaboradores comuns, do chão de fábrica, pudessem atuar melhor na Qualidade das empresas.

    Outro fator importante é que o diagrama é bastante versátil, podendo ser utilizado para promover a melhoria dos processos, para resolver problemas, encontrar as causas raízes e, de certa forma, até mesmo para analisar os processos.
    Criador do Diagrama de Causa e Efeitos

    G. Taguchi:
    O QFD (quality function deployment ou desdobramento da função qualidade) nasceu como uma evolução natural dos sistemas de qualidade no Japão, na medida em que seus especialistas procuravam desdobrar as características de qualidade de um produto por entre as funções que contribuíam para a qualidade da empresa, com o objetivo de garantir a qualidade do produto já na fase de projeto. Genichi Taguchi, recentemente popularizou o conceito da função perda, focalizando o impacto da variação da qualidade. Ele tem retratado a idéia de que a variação do alvo desejado acarreta perdas para a sociedade.

    Taguchi aponta que, mesmo o produto estando dentro dos limites de especificação, há um custo definido para a sociedade se a característica não está exatamente no valor nominal; quanto mais longe do nominal, maior o custo.

    P. B. Crosby
    - Crosby considera a prevenção como a principal causadora de qualidade, pelo que as técnicas não preventivas como a inspecção, o teste e o controle são pouco eficazes. Em alternativa, apresenta uma "vacina" preventiva que contém três ingredientes: determinação; formação; e liderança. Nos seus famosos 14 pontos para a melhoria da qualidade Crosby encara este esforço como um processo contínuo e não um programa pelo que a melhoria da qualidade deve ser perseguida de modo permanente.

    Segundo Crosby, os verdadeiros responsáveis pela falta de qualidade são os gestores, e não os trabalhadores. As iniciativas para a qualidade deverão vir de cima para baixo e para isso é necessário o empenhamento da gestão de topo e a formação técnica dos empregados em instrumentos de melhoria da qualidade.

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