Muitas das estratégias logísticas que são delineadas...
(F) Bens de conveniência: representam uma categoria seleta e cara de produtos que dificilmente são encontrados pelos consumidores; necessitam, portanto, de um baixo custo de distribuição.
Bens de Consumo de Conveniência bens que o consumidor compra com freqüência, imediatamente, e com um mínimo dispêndio de recursos. Suas características são:
a) Durabilidade: normalmente bens não duráveis.
b) Preço baixo: em geral são mais baixos seus preços, do que os bens de consumo duráveis e que os demais bens de consumo.
c) Pequena margem bruta ou líquida por unidade de produto.
d) Apresentam alto coeficiente de rotação, isto é, uma alta freqüência (e imediata) de reposição no ponto de venda.
e) O consumidor é conhecedor das suas qualidades e usos
f) São facilmente substituíveis: o que não implica em grande fidelidade a uma determinada Marca.
g) Normalmente a propaganda deve se dirigir ao consumidor final.
h) Conveniência: análise da conveniência do comprador, que pode ser, por exemplo: proximidade à moradia do comprador local de fácil acesso e transporte, ou proximidade de lugares, onde se vai freqüentemente.
(V) Bens de uso especial: são aqueles em que os consumidores despendem esforço significativo para comprá-los, pois os mesmos procuram por marcas ou categorias específicas, abrangendo desde alimentos finos até produtos fabricados sob encomenda. Possuem baixo custo de distribuição.
Bens de Consumo de Especialidades: São bens pelos quais um número significativo de compradores tem preferência especial, e para cuja obtenção fará esforços especiais (tempo de procurar, recursos financeiros - preços, etc..)
Características:
a) Marca ou origem fator de suma importância para o consumidor.
b) Não são facilmente substituíveis em termos de satisfação obtida.
Exemplo: artigos de vestuário – sob medida – vinhos especiais, alimentos dietéticos etc. Esta classificação entenda-se, é feita sob a ótica do consumidor (comprador) médio ou típico o qual, poderá inclusive ser conjugada com a classificação do produto pelo uso.
Ex.: bens de consumo de conveniência bens de consumo duráveis de especialidade.
(F) Bens de comparação: compreendem aqueles produtos em que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas, comparando preços, qualidade e desempenho. Possui o maior custo de distribuição entre todas as categorias de bens, pois há necessidade de uma ampla rede de distribuição.
Bens de Consumo de Comparação (ou de Escolha): São bens de consumo que o cliente no processo de compra tem opções quanto à utilidade, qualidade, preço e estilo. Esta classificação envolve os bens de consumo duráveis e não duráveis (ex.: automóveis, roupas, eletro-doméstico, utensílios domésticos, etc...). Suas características são:
a) Durabilidade : em que o comprador imputa critérios do ciclo de vida maior ou menor, conforme os usos e serviços prestados pelo produto.
b) Preços em geral mais elevados que os bens de conveniências
c) Margem (líquida ou bruta) maior que os bens de conveniência.
d) Rotação menor que os bens de conveniência, nos pontos de venda. A maior durabilidade e preços mais altos diminuem a freqüência de compra.
e) A substituição por outras Marcas difícil. O prestígio da Marca, adquire importância, e criando, pois, uma fidelidade maior à marca.
f) Em geral as despesas necessárias à propaganda são maiores que as despesas com os bens de consumo de conveniência. - Por levar em consideração aspectos de qualidade desejo e distinção junto do consumidor, exigem qualificação e quantificação maior do setor de vendas (pessoal melhor preparado). - Por exigirem melhor atendimento no que concerne a subsídio de garantia e assistência ao consumidor.
(V) Bens de conveniência: exigem uma ampla distribuição por intermédio de muitos pontos de venda, por isso os custos de distribuição são bastante elevados, compreendem produtos típicos como os saponáceos, tabacaria e alimentícios.
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