Com relação ao Nível de Maturidade dos Processos, ou s...

Com relação ao Nível de Maturidade dos Processos, ou seja, a capacidade que estes apresentam para atingir os objetivos a eles atribuídos na organização, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível 5 é chamado de Otimizado - as ações de melhoria e inovação buscam superar a capacidade atual da organização em busca da capacidade requerida para alcançar seus objetivos.

II. O Nível 3 é chamado de Padronizado - os processos-padrão são consolidados com base nas melhores práticas identificadas pelos grupos de trabalho, propiciando economia de escala.

III. O Nível I é chamado de Maturidade - o nível de Excelência ad hoc, no qual a organização se torna a base para processos de benchmarking e suporte para as redes de cogestão e cocriação de soluções.

Está correto o que se afirma em:

  • 06/07/2018 às 04:02h
    1 Votos

    Maturidade de Processos (Visão do CBOK)

    Nível 1 ? INICIAL: Os processos são executados de maneira ad-hoc. Gerenciamento não é consistenteDifícil prever os resultados.

    Nível 2 ? GERENCIADO: Equilíbrio nos esforços nas unidades de trabalho, para que possa ser repetido o procedimento.

    Nível 3 ? PADRONIZADO: Processos padrões são consolidados com base nas melhores práticas identificadas pelos grupos de trabalho, propiciando uma economia de escala e base para o aprendizado através de meios comuns e experiências.

    Nível 4 ? PREVISÍVEL: Desempenho dos processos é gerenciado estatisticamente durante a execução de todo o workflow, entendendo e controlando a variação, de forma que os resultados dos processos sejam previstos ainda em estados intermediários.

    Nível 5 ? OTIMIZADO: Ações de melhorias pró-ativas e oportunistas buscam inovações que possam fechar os gaps entre a capacidade atual e a requerida para alcançar os objetivos do negócio.



    Maturidade de Processos (Visão SDPS)

    Nível 1 - PROCESSOS MODELADOS: Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis, das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.

    Nível 2 - PROCESSOS SIMULADOS: Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados, que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.

    Nível 3 - PROCESSOS EMULADOS: Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis.

    Nível 4 - PROCESSOS ENCENADOS: Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos de processo.

    Nível 5 - PROCESSOS INTEROPERADOS: Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.


    fonte: Guia Gestão de Processos GésPública

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis