Com relação ao Nível de Maturidade dos Processos, ou s...
Maturidade de Processos (Visão do CBOK)
Nível 1 ? INICIAL: Os processos são executados de maneira ad-hoc. Gerenciamento não é consistenteDifícil prever os resultados.
Nível 2 ? GERENCIADO: Equilíbrio nos esforços nas unidades de trabalho, para que possa ser repetido o procedimento.
Nível 3 ? PADRONIZADO: Processos padrões são consolidados com base nas melhores práticas identificadas pelos grupos de trabalho, propiciando uma economia de escala e base para o aprendizado através de meios comuns e experiências.
Nível 4 ? PREVISÍVEL: Desempenho dos processos é gerenciado estatisticamente durante a execução de todo o workflow, entendendo e controlando a variação, de forma que os resultados dos processos sejam previstos ainda em estados intermediários.
Nível 5 ? OTIMIZADO: Ações de melhorias pró-ativas e oportunistas buscam inovações que possam fechar os gaps entre a capacidade atual e a requerida para alcançar os objetivos do negócio.
Maturidade de Processos (Visão SDPS)
Nível 1 - PROCESSOS MODELADOS: Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis, das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.
Nível 2 - PROCESSOS SIMULADOS: Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados, que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.
Nível 3 - PROCESSOS EMULADOS: Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis.
Nível 4 - PROCESSOS ENCENADOS: Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos de processo.
Nível 5 - PROCESSOS INTEROPERADOS: Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.
fonte: Guia Gestão de Processos GésPública
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