Foi divulgado no início de 2016, o estudo Economist Inte...

Foi divulgado no início de 2016, o estudo Economist Intelligence Unit (EIU), sob o título A Democracia em Tempos de Ansiedade, que buscou mensurar a “qualidade democrática” de 167 países, levando em conta um grupo de cinco fatores para determinar a classificação dos países: processo eleitoral e pluralismo, liberdades civis, funcionalidade governamental, participação política e cultura política. Com base nos pontos em cada quesito, os países foram classificados como “democracias completas”, “democracias falhas”, “regimes híbridos” e “regimes autoritários”. Levando-se em conta a atual situação política vivenciada pelo Brasil atualmente, é possível constatar que o país foi classificado como:

  • 29/10/2018 às 09:11h
    2 Votos

    A nota dada pelo ranking à democracia brasileira caiu de 7,38 em 2014 para 6,96 (de um máximo de 10) no ano passado.

    "Democracias falhas" seriam países que, apesar de terem eleições livres e respeito às liberdades civis básicas, apresentam o que os autores do estudo classificam como "fraquezas significativas" em outros aspectos da democracia - problemas de governança e de cultura política, assim como baixos índices de participação política da população.

    "O problema do Brasil não é uma questão de eleições livres e com credibilidade, mas sim um quadro em que as pessoas parecem ter perdido a fé no voto como forma de combater a corrupção. É isso que chamamos de uma democracia falha", diz Aguilera.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis