Um profissional foi irregularmente empossado no cargo p?...
Por que não a impessoalidade? Ora, o princípio da impessoalidade permite reconhecer a validade aos atos praticados por agente irregularmente investido no cargo, porque tais atos são do órgão, não do agente. O princípio da impessoalidade atua perante o administrado e a própria administração pública, que não pode se confundir com o agente público.
A presunção de legitimidade diz respeito à conformidade do ato com a lei, em decorrência desse atributo, presume-se ser legítimo o ato administrativo até atendendo o direito positivo e o interesse coletivo. É presunção, juris tantum, ou seja, até que provem o contrário presume-se que o que vem do Poder Público é legítimo.
Com base no estudo feito a respeito da legitimidade do ato administrativo, pode-se dizer que todo ato emanado do Estado, independente de qual seja sua natureza ? presume-se ser legítima, ou seja, em conformidade com a lei. O pressuposto da legitimidade não tem caráter absoluto, cabendo a qualquer interessado, conforme o caso demonstrando o contrário no art. 19, II, CRFB.
Navegue em mais questões