Manuel, servidor público do Estado de Sergipe, necessita...

Manuel, servidor público do Estado de Sergipe, necessitando obter prova de seu tempo de serviço, formula perante o órgão público competente requerimento para obtenção de certidão. Dias após foi comunicado sobre o indeferimento do pedido, ao argumento de que a pretensão deveria ser levada a exame pelo Poder Judiciário, a quem caberia determinar a emissão do documento pela autoridade competente.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que o direito a obtenção de certidão:

  • 17/08/2019 às 09:18h
    8 Votos

    De acordo com o inc XXXIV do Art 5 da CF/88: Obtenções de certidões em repartições públicas para defesa de direito e esclarecimentos de situações de interesse pessoal.


    Parece-me mais rasoável a alternativa "E".

  • 07/06/2019 às 08:37h
    6 Votos

    cf/88


    XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:


    ...


    b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis