De acordo com o Código Penal Brasileiro,...

De acordo com o Código Penal Brasileiro,

  • 14/07/2018 às 12:42h
    17 Votos

    a) nos crimes sem violência ou grave ameaça à pessoa, o arrependimento posterior isenta de pena o autor do crime, desde que reparado o dano até o recebimento da denúncia ou queixa.

    FALSO.

    Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços.



    b) responde penalmente, a título de omissão, aquele que deixa de agir para evitar o resultado quando, por lei ou convenção social, tenha obrigação de cuidado, proteção ou vigilância.

    FALSO. Não existe a previsão de convenção social.

    Art. 13. § 2º - A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem:

    a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância;

    b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado;

    c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.



    c) o crime é tentado quando, iniciada a execução, o agente impede a realização do resultado.

    FALSO.

    Art. 14 - Diz-se o crime: II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.



    d) fica sujeito à lei brasileira, embora praticado no estrangeiro, o crime contra o patrimônio dos municí­ pios. O agente será punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido no estrangeiro.

    CERTO

    Art. 7º - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes:

    b) contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público;

    § 1º - Nos casos do inciso I, o agente é punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro.



    e) o crime praticado sob coação irresistível ou em obediência à ordem de superior hierárquico, desde que não manifestamente ilegal, é punido de forma atenuada.

    FALSO

    Art. 22 - Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico,só é punível o autor da coação ou da ordem

  • 23/11/2017 às 06:47h
    3 Votos

    A. nos crimes sem violência ou grave ameaça à pessoa, o arrependimento posterior isenta de pena o autor do crime, desde que reparado o dano até o recebimento da denúncia ou queixa.

    O erro da questão é falar que isenta de pena, quando só é causa de diminuição da pena, segundo o ART.16 do CP

    B. responde penalmente, a título de omissão, aquele que deixa de agir para evitar o resultado quando, por lei ou convenção social, tenha obrigação de cuidado, proteção ou vigilância.

    O erro é falar em convenção social, isso deixou a questão errada

    C. o crime é tentado quando, iniciada a execução, o agente impede a realização do resultado.

    D. fica sujeito à lei brasileira, embora praticado no estrangeiro, o crime contra o patrimônio dos municípios. O agente será punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido no estrangeiro.
    CORRETA


    E. o crime praticado sob coação irresistível ou em obediência à ordem de superior hierárquico, desde que não manifestamente ilegal, é punido de forma atenuada.

    ERRADA, Só é Punível o autor da ação


    Espero ter ajudado!!

  • 18/10/2017 às 10:19h
    1 Votos

    De acordo com o artigo 7 do CP, ficam sujeitas a lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: os crimes contra o patrimônio ou a fé pública da União, do DF, de Estados, de Território, de Municípios, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público . Trata-se do Principio da defesa ou da proteção, ou seja, aplica-se a lei brasileira para os crimes que ofende o bem jurídico nacional.

  • 02/01/2019 às 04:17h
    0 Votos

    Art.7 CP Nos casos do inciso I,o agente é punido segundo a lei brasileira,ainda que absorvido ou condenado no estrangeiro.

  • 22/11/2017 às 01:24h
    0 Votos

    Sobre a alternativa A: O arrependimento posterior reduz a pena imposta em 1 ou 2/3.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis